ISBN: 978-85-69257-30-1
“Educar” ou “Punir”. Eis o dilema que transcenderá à leitura da presente obra, para além dos convencionalismos e em face da Edificação da Consciência Social: jurídica e moral.
Aviso: Últimas unidades!
Data de disponibilidade:
Autores | Pablo Jiménez Serrano |
Número de Páginas | 224 p |
Sumário
Prefácio, 7
Introdução, 9
1 Compreensão Epistemológica do Direito à Educação, 10
1.1 O conceito da Educação, 10
1.1.1 A Educação como ciência, 11
1.1.2 A Educação como processo, 11
1.1.2.1 Educação formal, 12
1.1.2.2 Educação informal, 13
1.1.3 A Educação como direito, 14
1.2 As razões da Educação, 15
1.3 Objetivos da Educação, 17
1.4 Princípios da Educação moderna, 18
2 Fundamento sociológico do Direito à Educação, 24
2.1 Dimensão sociológica da Educação, 24
2.1.1 Educação e Convivência, 25
2.1.2 Educação e violência: violência social, doméstica e escolar, 26
2.1.2.1 O Bullying, a Exclusão e a Evasão escolar, 28
2.1.2 Educação e criminalidade, 28
2.1.3 Educação e moralidade pública, 29
2.1.3.1 Educação e corrupção, 30
2.1.4 Educação e informalidade econômica, 36
3 Fundamento valorativo do Direito à Educação, 38
3.1 Dimensão valorativa da Educação, 38
3.1.1.1 A Educação inspirada em princípios morais, 41
3.1.1.2 Educação e Dignidade, 42
3.1.1.3 Educação e Cidadania, 44
3.1.1.4 Educação e Inclusão Social, 44
4 Fundamento normativo do Direito à Educação, 46
4.1 Dimensão normativa da Educação, 47
4.1.1 A tutela internacional do Direito à Educação, 47
4.1.2 A tutela constitucional do Direito à Educação, 54
4.1.3 A tutela infraconstitucional do Direito à Educação, 56
5 Concretização do Direito à Educação, 64
5.1 Concretização do Direito à Educação, 64
5.1.1 O papel do Estado em matéria de Educação, 64
5.2 Significação das Políticas Públicas, 66
5.2.1 Políticas públicas educacionais, 68
5.2.1.1 Identificação das Políticas públicas educacionais, 70
5.3 Concretização do Direito à Educação por meio de ações afirmativas, 74
5.4 Sistema de quotas e desenvolvimento da política educacional, 75
6 Funcionalismo Jurídico-Educacional, 80
6.1 A função do Direito na Educação, 80
6.1.1 Diálogo entre a Educação e a Ética, 84
6.1.1.1 A Educação em valores morais, 84
6.1.2 Diálogo entre a Educação e o Direito, 86
6.1.3 A Educação em princípios jurídicos, 87
6.2 Educação e Consciência Social, 95
6.2.1 Consciência e realidade, 98
6.2.2 Consciência e atitude, 100
6.2.3 Consciência social: jurídica e moral, 102
6.2.3.1 Consciência jurídica, 103
6.2.3.2 Consciência moral, 104
6.2.4 A Anticonsciência ou Crítico fenômeno do vazio “V”, 106
7 Perspectivas do Direito à Educação, 110
7.1 Perspectivas do Direito à Educação, 110
7.1.1 Por uma Educação íntegra, 112
7.2 O Plano Nacional de Educação: importância e completude, 113
7.3 A Educação como responsabilidade moral universal, 116
7.4 A Educação como Direito humano e fundamental, 118
8 Um Modelo Educacional para a Edificação da Consciência, 121
8.1 Apresentação do modelo, 121
8.2 Estágios da edificação, 122
8.3 Métodos de edificação, 126
8.4 O diagnóstico como estratégia da edificação, 131
8.4.1 Metodologia para o diagnóstico, 134
Bibliografia, 137
ANEXOS
A- INSTRUMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO
B- CADERNO DE EXERCÍCIOS
C- DILEMAS E ESTUDO DE CASOS
Nenhuma avaliação de cliente no momento.