cdu-340.115
A obra é uma importante ferramenta para o trabalho científico jurídico, especificamente, para o desenvolvimento das pesquisas jurídicas quer teórica quer empírica. O autor revela importantes dicas, conceitos e normas vigorantes e orientam a pesquisa, elaboração e defesa de monografias: TCC, Dissertações e Teses.
Aviso: Últimas unidades!
Data de disponibilidade:
Autores | Pablo Jiménez Serrano |
Número de Páginas | 110 |
SUMÁRIO
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 DIREITO E PESQUISA, 1.
PRIMEIRA SEÇÃO, 1
Conteúdo: 1- Pesquisa jurídica. 2- Compreendendo o significado e a utilidade de uma pesquisa jurídica. 3- Construção da pesquisa jurídica. 4- Etapas da pesquisa jurídica.
SEGUNDA SEÇÃO, 6
Conteúdo: 1- Tipos de pesquisas jurídicas. 2- Métodos e técnicas específicos para as pesquisas jurídicas. 2.1 - Dos métodos teóricos. 2.2 - Do método empírico-crítico.
TERCEIRA SEÇÃO, 17
Conteúdo: 1- Comparação científica e comparação jurídica. 2- Natureza do Direito comparado. 3- O direito comparado como método de pesquisa. 4- Utilidade, vigência e função da comparação de direitos. 5- Repercussão teórica, prática e metodológica da comparação de direitos.
2 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, 30
PRIMEIRA SEÇÃO, 30
Conteúdo: 1- Trabalhos científicos. 2- Tipos de trabalhos científicos: definições e características.
SEGUNDA SEÇÃO, 35
Conteúdo: 1- Planejamento das monografias: o projeto da monografia, componentes do projeto. 2- Como justificar uma pesquisa jurídica: escolha da área do conhecimento, do ramo, do assunto e do tema. 3- Pareceres.
TERCEIRA SEÇÃO, 40
Conteúdo: 1- Fazendo a ciência: à procura de informações. 2- Procedimentos para a avaliação e formulação do problema: da relação objeto, campo de ação e objetivos da pesquisa jurídica. 3- Definição dos conceitos e hipóteses jurídicas.
QUARTA SEÇÃO, 43
Conteúdo: 1- As pesquisas bibliográficas. 2- O que é e para que serve a teoria? 3- Significado e utilidade das pesquisas bibliográficas. 4- As fontes das pesquisas bibliográficas.
QUINTA SEÇÃO, 47
Conteúdo: 1- Metodologia para o desenvolvimento das pesquisas bibliográficas. 2- Conhecendo as etapas da pesquisa bibliográfica. 3- A coleta e análise de dados. 4- Algumas regras para o registro da informação. 4.1 - Fichamento. 4.1.1 - Características do fichamento. 4.1.2 - Fichamento das citações diretas. 4.1.3 - Fichamento de resumos. 4.1.4 - Fichamento de comentários.
SEXTA SEÇÃO, 52
Conteúdo: 1- Pesquisa de campo: o universo jurídico (amostra). 2- Aplicação de instrumentos: o questionário, a entrevista. 3- Como perguntar e como obter respostas: tipos e formas de perguntas. 4- Processamento da informação. 5- Organização dos dados: figuras e tabelas.
3 ESCREVENDO A CIÊNCIA, 61
PRIMEIRA SEÇÃO, 61
Conteúdo: 1- A redação dos textos. 2- Técnicas para a redação da primeira versão. 3- Redigindo a primeira versão do trabalho.
SEGUNDA SEÇÃO, 64
Conteúdo: 1- As citações: a) objetivos; b) formas; e c) sistemas de citações. 2- As notas de rodapé. 2.1 - Notas de referência. 2.2 - Notas explicativas. 3- Conhecendo o sistema de pontuação correspondente às citações.
TERCEIRA SEÇÃO, 77
Conteúdo: 1- Referências bibliográficas: A - monografia; B - parte de monografia; C - monografias em meio eletrônico; D - publicação periódica; E - artigo e/ou matéria de periódico; F - artigo e/ou matéria em jornal; G - documento jurídico; H - doutrina. 1.1 - Ordenação das referências.
QUARTA SEÇÃO, 86
Conteúdo: 1- Regras específicas para redigir monografias jurídicas. 2- Estrutura dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. 3- Formas de apresentação: a) formato; b) margem; c) espacejamento; d) notas de rodapé; e) indicação de seção; f) paginação; g) numeração progressiva; h) citações; i) abreviaturas e siglas; j) equações e fórmulas; k) ilustrações; l) tabelas.
QUINTA SEÇÃO, 96
Conteúdo: 1- Participação do professor orientador. 2- Apresentação e discussão da primeira versão do trabalho. 3- Redação definitiva. 4- Reprodução, encadernação e depósito.
SEXTA SEÇÃO, 102
Conteúdo: 1- A defesa das monografias. 2- Tempo de duração da defesa. 3- Da banca examinadora. 4- Como defender uma monografia: a) o ato da defesa; b) o que defender; c) como defender.
BIBLIOGRAFIA, 110
Nenhuma avaliação de cliente no momento.