ISBN: 978-85-69257-15-8
Explica-se como as ciências, especialmente a Filosofia moral, a Educação e o Direito podem contribuir para a Edificação da Consciência social: jurídica e moral nos jovens (crianças e adolescentes).
Livro Digital (em PDF)
Aviso: Últimas unidades!
Data de disponibilidade:
Autores | Pablo Jiménez Serrano |
Número de Páginas | 110 |
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO, 6
1 PARA UMA DEFINIÇÃO DE CONSCIÊNCIA, 11
1.1 Correlação entre consciência e realidade, 14
1.2 Correlação entre consciência e atitude, 17
2 A CONSCIÊNCIA SOCIAL: JURÍDICA E MORAL, 20
2.1 Consciência jurídica, 21
2.2 Consciência moral, 23
3 ANTICONSCIÊNCIA: O CRÍTICO FENÔMENO DO VAZIO (“V”), 25
4 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A EDIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
SOCIAL, 30
4.1 Sentidos e níveis da Educação Inclusiva, 30
4.1.1 A Educação Inclusiva como processo para a edificação da consciência
social: jurídica e moral, 31
4.1.2 A Educação Inclusiva como um direito humano e fundamental, 33
4.2 Educação Inclusiva como condição necessária para a
concretização de direitos e da Cidadania, 35
4.2.1. Para uma Educação Inclusiva: contribuição da Ética e do Direito, 37
4.2.1.1 Valores morais e princípios jurídicos a serem privilegiados
no processo de edificação da consciência, 42
4.2.1.1.1 Valores morais comuns, 43
4.2.1.1.2 Princípios jurídicos comuns, 46
5 UM MODELO EDUCACIONAL PARA A EDIFICAÇÃO DA
CONSCIÊNCIA SOCIAL: JURÍDICA E MORAL, 52
5.1 Estágios da edificação, 53
5.2 Métodos de edificação, 57
6 DIAGNÓSTICO COMO ESTRATÉGIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO
DO MODELO, 65
6.1 Metodologia para o diagnóstico, 68
BIBLIOGRAFIA, 72
APÊNDICE A – INSTRUMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO, 77
APÊNDICE B – CADERNO DE EXERCÍCIOS, 101
APÊNDICE C – DILEMAS JURÍDICOS E MORAIS: ESTUDO DE CASOS, 104
Nenhuma avaliação de cliente no momento.