ISBN: 978-85-918923-0-3
A obra traz ao público uma moderna concepção da Educação como Direito humano e fundamental. O autor define o direito à educação como um supra direito (ou sobre direito) e explica seus fundamentos e dimensões (sociológica, valorativa, normativa) em face da edificação do ser humano e a concretização de direitos.
Aviso: Últimas unidades!
Data de disponibilidade:
Autores | Pablo Jiménez Serrano |
Número de Páginas | 179 |
Sumário
Dedicatória, 5
Prefácio, 7
Apresentação, 13
Introdução, 17
Capítulo 1 Compreensão Epistemológica do Direito à Educação, 21
1.1 O conceito da Educação, 21
1.1.1 A Educação como ciência, 22
1.1.2 A Educação como processo, 23
1.1.2.1 Educação formal, 24
1.1.2.2 Educação informal, 25
1.1.3 A Educação como direito, 26
1.2 As razões da Educação, 28
1.3 Objetivos da Educação, 30
1.4 Princípios da Educação moderna, 32
Capítulo 2 Fundamento sociológico do Direito à Educação, 39
2.1 Dimensão sociológica da Educação, 39
2.1.1 Educação e Convivência, 40
2.1.2 Educação e violência: violência social, doméstica e escolar, 41
2.1.2.1 O Bullying, a Exclusão e a Evasão escolar, 43
2.1.3 Educação e criminalidade, 44
2.1.4 Educação e moralidade pública, 45
2.1.4.1 Educação e corrupção, 46
2.1.5 Educação e informalidade econômica, 54
Capítulo 3 Fundamento valorativo do Direito à Educação, 57
3.1 Dimensão valorativa da Educação, 57
3.1.1 A Educação inspirada em princípios morais, 61
3.1.1.1 Educação e Dignidade, 61
3.1.1.2 Educação e Cidadania, 63
3.1.1.3 Educação e Inclusão Social, 65
Capítulo 4 Fundamento normativo do Direito à Educação, 67
4.1 Dimensão normativa da Educação, 67
4.1.1 A tutela internacional do Direito à Educação, 68
4.1.2 A tutela constitucional do Direito à Educação, 77
4.1.3 A tutela infraconstitucional do Direito à Educação, 80
Capítulo 5 Concretização do Direito à Educação, 91
5.1 Concretização do Direito à Educação, 91
5.1.1 O papel do Estado em matéria de Educação, 91
5.2 Significação das Políticas Públicas, 94
5.2.1 Políticas públicas educacionais, 96
5.2.1.1 Identificação das Políticas públicas educacionais, 98
5.3 Concretização do Direito à Educação por meio de ações afirmativas, 104
5.4 Sistema de quotas e desenvolvimento da política educacional, 106
Capítulo 6 Funcionalismo Jurídico-Educacional, 111
6.1 A função do Direito na Educação, 111
6.1.1 Diálogo entre a Educação e a Ética, 116
6.1.1.1 A Educação em valores morais, 117
6.1.2 Diálogo entre a Educação e o Direito, 119
6.1.2.1 A Educação em princípios jurídicos, 121
6.2 Educação e Consciência Social, 131
6.2.1 Consciência e realidade, 134
6.2.2 Consciência e atitude, 137
6.2.3 Consciência social: jurídica e moral, 139
6.2.3.1 Consciência jurídica, 140
6.2.3.2 Consciência moral, 142
6.2.4 A Anticonsciência ou Crítico fenômeno do vazio “V”, 144
Capítulo 7 Perspectivas do Direito à Educação, 149
7.1 Perspectivas do Direito à Educação, 149
7.1.1 Por uma Educação íntegra, 151
7.2 O Plano Nacional de Educação: importância e completude, 153
7.3 A Educação como responsabilidade moral universal, 157
7.4 A Educação como Direito humano e fundamental, 159
Capítulo 8 - Um Modelo Educacional para a Edificação da Consciência, 163
8.1 Apresentação do modelo, 164
8.2 Estágios da edificação, 165
8.3 Métodos de edificação, 169
8.4 O diagnóstico como estratégia da edificação, 176
8.4.1 Metodologia para o diagnóstico, 178
Bibliografia, 183
Anexos, 187
A - Exemplo de Instrumentos para o Diagnóstico e Avaliação, 189
a) Questionário de Pesquisa 1: Destinado a familiares (pais ou tutores), 189
b) Questionário de Pesquisa 2: Destinado a profissionais da área de Educação: diretores, professores ou educadores, 197
c) Questionário de Pesquisa 3: Destinado a adolescentes (pessoa entre 12 e 18 anos), 205
d) Questionário de Pesquisa 4: Destinado a adultos (pessoas maiores de 18 anos), 210
B - Caderno de Exercícios, 215
C - Dilemas e Estudo de Casos, 217
Anotações, 223
Nenhuma avaliação de cliente no momento.