Metodologia do Ensino e da Pequisa Jurídica Ver maior

Metodologia do Ensino e da Pequisa Jurídica

ISBN: 978-85-69257-03-5

Neste livro são abordados conceitos básicos vinculados ao processo de ensino universitário. Igualmente, são apontadas tendências negativas do trabalho docente e são mostradas as necessidades da capacitação docente e da utilização de novas formas de organização da docência...

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Ficha técnica

AutoresPablo Jiménez Serrano
Número de Páginas178

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Neste livro são abordados conceitos básicos vinculados ao processo de ensino universitário. Igualmente, são apontadas tendências negativas do trabalho docente e são mostradas as necessidades da capacitação docente e da utilização de novas formas de organização da docência. Embora dirigido preponderantemente à área das Humanidades – e dentro dela em especial às Ciências Jurídicas – cumpre todos os requisitos exigidos pelo rigor científico que regula a produção do conhecimento em outros segmentos do saber. Em especial, aqueles que envolvem os trabalhos acadêmicos de excelência no âmbito das ciências exatas e aplicadas. Incluindo-se, em todos os casos, os aspectos concernentes às atividades de docência e de pesquisa.

Sumário 

PREFÁCIO

 

INTRODUÇÃO

 

CAPÍTULO 1. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

1.1.  Ensinar e aprender

1.2. Educação direta e indireta

       1.2.1. Correlação entre a educação direta e indireta

1.3. Caracterização do processo de ensino-aprendizagem

1.4. Elementos componentes do processo de ensino-aprendizagem

       1.4.1. O professor

                 1.4.1.1. Algumas tendências negativas no trabalho do professor

                 1.4.1.2. A formação dos profissionais da educação

                 1.4.1.3. O preparo do professor

        1.4.2. Educando

        1.4.3. Os programas de estudo

                 1.4.3.1. Condições favoráveis na elaboração dos programas das disciplinas

        1.4.4. Plano de aula

                 1.4.4.1. Procedimento para a elaboração do plano de aula

                 1.4.4.2. Tipologia de aulas

1.4.4.2.1 Aulas para a orientação do conhecimento

1.4.4.2.2 Aulas para o aprofundamento teórico

1.4.4.2.3 Aulas para o desenvolvimento prático

1.4.5. Etapas do desenvolvimento das aulas

1.4.5.1 A orientação do conhecimento

1.4.5.2 Aprofundamento teórico

1.4.5.3 Desenvolvimento prático

 

CAPÍTULO 2. CONHECENDO ALGUNS MÉTODOS DE ENSINO

2.1. Métodos e técnicas de ensino

       2.1.1. Classificação dos métodos tradicionais de ensino

2.2. Ativação do processo docente

2.3. Métodos ativos de ensino

       2.3.1. Usando os métodos ativos de ensino

                 2.3.1.1. O método de problemas

                 2.3.1.2. Método de pesquisa parcial

                 2.3.1.3. Método de pesquisa integrada

2.4. Edificando a independência no estudo

2.5. Estimulando a atividade intelectual

2.6. Ensinando a estudar (e a pensar)

2.7. As técnicas grupais

        2.7.1. O trabalho em equipe

2.8. Os jogos didáticos

 

 

CAPÍTULO 3. A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

3.1. Correlação entre ciência, metodologia e pesquisas científicas

       3.1.1. O que é ciência?

       3.1.2. O que é pesquisa científica?

       3.1.3. Por que surgem e onde se desenvolvem as pesquisas científicas?

       3.1.4. Para que são desenvolvidas as pesquisas científicas?

       3.1.5. Qual é a utilidade da metodologia científica?

       3.1.6. O que é e para que serve a teoria?

       3.1.7. Qual é a orientação da pesquisa científica?

       3.1.8. Quais são os resultados das pesquisas científicas?

 

CAPÍTULO 4. AS ETAPAS DA PESQUISA

4.1. A escolha do tema

        4.1.1. A delimitação do tema

4.2. Relação entre os conceitos básicos da pesquisa científica

4.2.1 Problema científico.

4.2.2 Objeto da pesquisa.

4.2.3 Campo de ação.

4.2.4 Objetivos.

4.3. As hipóteses

4.3.1. Função das hipóteses

4.3.2. Estrutura, requisitos e construção das hipóteses

4.4. As variáveis

4.5. Conceitos e definições operacionais

4.6. Justificativa

4.7. Amostragem

 

CAPÍTULO 5. A PESQUISA JURÍDICA

5.1. A pesquisa jurídica

5.2. As pesquisas teóricas: documental e bibliográfica

5.3. Metodologia para o desenvolvimento das pesquisas bibliográficas

       5.3.1. Conhecendo as etapas da pesquisa bibliográfica

                 5.3.1.1. Fichamento

                 5.3.1.2. Coleta e registro da informação

 

CAPÍTULO 6. A REDAÇÃO DE TEXTOS

6.1. Técnicas de redação

         6.1.1. Redigindo o texto

6.2. As citações

        6.2.1. Objetivos das citações

        6.2.2. Formas que caracterizam as citações

        6.2.3. Sistemas de citações

                   6.2.3.1. Conhecendo o sistema de pontuação correspondente às citações

        6.2.4. Tipos de citações

        6.2.5. Organização das citações no texto

6.3. As referências bibliográficas

        6.3.1. Monografias (livros, folhetos, separatas, dissertações)

        6.3.2. Seriados (revistas e jornais)

        6.3.3. Artigos em revistas

        6.3.4. Artigos em jornais

        6.3.5. Patentes

        6.3.6. Referências legislativas (acórdãos, decisões e sentenças das Cortes ou Tribunais)

        6.3.7. Referências legislativas (leis, decretos e portarias)

        6.3.8. Informações tiradas da Internet

6.4. Apresentação e discussão da primeira versão do trabalho

6.5. Redação definitiva

 

BIBLIOGRAFIA

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